domingo

Origem do São João

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, no interior da Bahia sem falar da nossa cidade de Pedrão onde a festa junina atrai milhares de pessoas. Não esquecemos ainda dos arrastões que são verdadeiros blocos de caipiras onde o povo se diverte ao lado de seus familiares que vem nos visitar este ano a festa promete muito, a ABRUPE vai esta resgatando a nossa cultura com o apoio do Governo do Estado com o projeto Pontos de Cultura onde realizaremos eventos com: . No mais e só esquece as magoas do ano e as dificuldades. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
*********************************
Comidas típicas
Canjica: Doce tipicamente brasileiro. Seus ingredientes são o milho, leite e açúcar. Também podemos acrescentar o amendoim e o leite-de-coco.
Pamonha: É uma comida feita de milho, típica do centro-oeste brasileiro. O milho verde é ralado e junto com essa massa é adicionado sal ou açúcar. Depois disso, a massa é colocada em "copos" feitos com a própria casca do milho, que é cozida posteriormente.
Milho cozido: Muito simples, é necessário apenas cozer e temperar o milho.
Pipoca: O milho é colocado na panela, é “estourado”, temperado e servido.
Maçã-do- amor: As maçãs são mergulhadas em uma calda de açúcar, glicose e corante vermelho, são espetadas em um palito de picolé para servir como cabo, depois que a calda seca está pronta para serem servidas.

sexta-feira

COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA: REUNIÃO DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA...

COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA DA BAHIA: REUNIÃO DA COMISSÃO ESTADUAL DOS PONTOS DE CULTURA...: Pessoal, estamos mobilizando para realizar reunião da Comissão Estadual dos Pontos da Bahia dia 09/02/2015. Vamos articular ainda nesse pe...

domingo

Grupo Abrupe Ponto de Cultura - Pedrão Bahia

Discurso da Abrupe na Cidade de Feira de Santana Participando das comemorações do dia da Consciência Negra.
"Vamos Manter e fortalecer nossas raízes africanas, resgatando nossas tradições.
É preciso entender unir e se colocar a disposição em toda essa diversidade Cultural e o, mas importante ter fé coragem para gritar fazendo valer nossos direitos Constitucionais.
E nos da Cidade de Pedrão estamos aqui juntos com vocês participando deste movimento que por muito tempo será lembrado por todos até quando Deus permitir.
E agora cantamos saudando a todos vocês"
Abrupe Ponto de Cultura de Pedrão
Repertorio 22 de Novembro de 2014 Feira de Santana Bahia.
Primeiro Saudamos os Orixás na seguinte Ordem Depois foi apresentado todo nosso repertorio com cirandas e samba de roda que foi aplaudido e deixou todos os presentes satisfeitos, o nosso maior premio ter sido convidado para participar da Micareta em Feira de Santana.
Letra da Musica de Abertura e Saudações os povos de terreiros presente neste evento.



Salubá
Salve Sassanha
Obaluaê, Yara, Ogum, Xangô e a rainha do mar
Oxalá, Oxum, Oxóssi, Oyá, Odô Amim
Nanã de alegria, Nanã de alegria
Nanã na aldeia
Salubá
Quijá si dó
Alodê
Alodê yá
Nanã leva o barco
Nanã leva a dor
Nanã leva tudo
Nanã leva pois pode
Nanã é que eleva
Nanã é que acolhe
Nanã é que ajuda
Nanã é que socorre
Nanã é que sacode
Nanã que cobre tudo
Nanã que tudo cobre
Alodê
Alodê yá
Vamos pra nanã
Nanã de alegria
Jeje, Jeje Nagô

1 . Nanã na Aldeia (Senhora Santana)
2 . Quando entrei nesta aldeia (Saudação a Oxala )
3 . Eu Vir Mamãe Oxum na Cachoeira (Oxum)
4 . Ou que Beleza (Oxum)
5 . Ogum Já Venceu Batalha (Ogum)
6 . Vaqueiro que Boiava o Boi (Boiadeiro)
7 . O que seria de Mim ( Santo Antônio)Ogum