terça-feira

Origem do São João

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeirinhas, além das peculiaridades de cada região. É a festa junina, que se inicia no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e encerra no dia 29, dia de São Pedro. O ponto mais elevado da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem às quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de Santos Populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.
O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados. Os portugueses foram os responsáveis por trazê-la ao Brasil, e logo foi inserida aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.
A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, no interior da Bahia sem falar da nossa cidade de Pedrão onde a festa junina atrai milhares de pessoas. Não esquecemos ainda dos arrastões que são verdadeiros blocos de caipiras onde o povo se diverte ao lado de seus familiares que vem nos visitar este ano a festa promete muito, a ABRUPE vai esta resgatando a nossa cultura com o apoio do Governo do Estado com o projeto Pontos de Cultura onde realizaremos eventos com: . No mais e só esquece as magoas do ano e as dificuldades. A canjica e a pamonha são comidas tradicionais da festa na região, devido à época ser propícia para a colheita do milho. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, um espaço ao ar livre cercado ou não, e onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
As festas de São João são ainda comemoradas em alguns países europeus católicos, protestantes e ortodoxos. Em algumas festas européias de São João são realizadas a fogueira de São João e a celebração de casamentos reais ou encenados, semelhantes ao casamento fictício que é um costume no baile da quadrilha nordestina.
*********************************
Comidas típicas
Canjica: Doce tipicamente brasileiro. Seus ingredientes são o milho, leite e açúcar. Também podemos acrescentar o amendoim e o leite-de-coco.
Pamonha: É uma comida feita de milho, típica do centro-oeste brasileiro. O milho verde é ralado e junto com essa massa é adicionado sal ou açúcar. Depois disso, a massa é colocada em "copos" feitos com a própria casca do milho, que é cozida posteriormente.
Milho cozido: Muito simples, é necessário apenas cozer e temperar o milho.
Pipoca: O milho é colocado na panela, é “estourado”, temperado e servido.
Maçã-do- amor: As maçãs são mergulhadas em uma calda de açúcar, glicose e corante vermelho, são espetadas em um palito de picolé para servir como cabo, depois que a calda seca está pronta para serem servidas.

segunda-feira

Estilingue, Badogue, Arma ou Brinquedo?

Quando Criança Eu e meus irmãos íamos para fazenda dos meus Avôs no sul da Bahia na cidade de Ilhéus, caçar passarinhos. Era proibido pegar no estilingue no período de aulas. Andar na rua com o estilingue nas mãos badogando era coisa de maluco...
Atenção Mamãe e Papai; tenha certeza além de brinquedo o estilingue é arma!
Badogar pessoas, quebrar janelas e telhados, e mirar em animais domésticos deixando-os cegos e machucados. Se o menor de idade for pego será encaminhado à justiça e seus pais seram penalizado na forma da lei.
É proibido usar badogue e badogar na área urbana, ou seja, onde há uma concentração de casas e pessoas.
Violência
Como dizer não a violência?
1. Buscando Deus e vivenciando seus mandamentos.
2. Educar, zelar, ser vigilante com as vidas que Deus nos confiou.
3. Cuidar da maior associação que Deus nos confiou: a família.
4. Só você pode dizer não. Somos livres para escolher, ser ou não violentos.
• Diga não as drogas: esse corpo perfeito que o criador lhe presenteou precisa de cuidados.
• Denuncie abuso e prostituição infantil. Disque 100.
• Homens vão ao medico pelo menos uma vez no ano. Cuide-se.

10 Anos de lutas em favor dos menos favorecidos


Ao completar 10 anos devidamente constituídos na forma da lei a Associação Beneficente Rural de Pedrão, venhe nestes longos anos desenvolvendo suas atividades sociais comunitárias dentro do município.
No dia 2 de maio comemoramos o aniversario da ABRUPE, como muitos já tem conhecimento da data de fundação da ABRUPE é dois de abril. Foi uma bela comemoração com a participação de crianças e jovens da comunidade, da sede, da zona rural e convidados das cidades vizinhas de Irará, Coração de Maria e Alagoinhas. A comemoração começou as 12:00 hs com almoço (caruru), para todos que estavam presentes. Os parabéns foi cantado e todos saborearam um delicioso bolo, cachorro quente, refrigerantes e sucos. Houve apresentações de danças e musica juntamente com a saída do Boi Bandido nas ruas acompanhada pelo samba cantado pelas crianças e os convidados.
Obs. As atividades da ABRUPE Ponto de Cultura já começaram. Estamos matriculando os interessados nos procurem na nossa sede de 3ª a 6ª feira das 14 às 17 horas. Para melhores informações já estamos nos organizando para o São João.
Este ano vamos centralizar uma homenagem especial ao grande compositor Luiz Gonzaga. Aguardem informação da nossa programação.

A festa




sábado

Pontos de Cultura de Pedrão - Teia 2010 Fortaleza
Pedrão Pontos de Cultura se Fez presente na teia 2010 na capital Cearense na cidade de Fortaleza participando dos debates e manifestação culturais numa integração participativa buscando conhecimento para maior desempenho de suas atividades culturais.
Como o nome diz a teia e um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e varias linguagens, oportunidades de revelar os diversos Brasis.
É na Teia que todos os Pontos de Cultura se encontram para debater e discutir temas de grande relevância para a cultura dos nossos pais.
Fotos apresentada são de concentração em plenária onde foram discutidos temas cultura de paz, cultura digital, economia solidaria, Matriz africana, literatura, patrimônio material Etc..
Fotos de apresentação de uma diversidade muito grande de artesanato, e manifestação popular dos quatros cantos do Brasil realizadas nos pontos de cultura.
Fotos de apresentações artísticas que nos deixa muito feliz e emocionado de saber que a nossa cultura está viva e o mais importante é saber que essa cultura está sendo apresentado por artistas comuns, nosso povo das diversas camadas sociais; dons e talentos que está sendo possível ser apresentados graças ao nosso Presidente Luis Inácio e Ministro da cultura Juca Ferreira e um grande homem Sergio Torino(que todos nos que estamos nessa caminhada da cultura o batizamos como o pai dos Pontos de cultura) Não deixando também de agradecer ao Governador Jaques Wagner da nossa Bahia por abraçar com tanto carinho a nossa Cultura através da equipe da Secult, na pessoa do Secretario Marcio Meirelles, Ângela Andrade, Renata Camarotte, Vânia e Joana , que também estiveram presente na comissão da Bahia na Teia de 2010. A Bahia está de parabéns por sua atuação nesse grande evento que aconteceu em Fortaleza.
Mais fotos esta no nosso Orkut